PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (IMPARH 2021)
Levando-se em consideração este excerto da BNCC (p. 138- 139)*: “Ressalta-se, ainda, a proposição de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que concorrem para a capacidade dos estudantes de relacionarem textos, percebendo os efeitos de sentidos decorrentes da intertextualidade temática e da polifonia resultante da inserção – explícita ou não – de diferentes vozes nos textos”, o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa requerem práticas didático-pedagógicas que implicam aspectos imanentes ao uso efetivo do português, mediante o uso, a reflexão e a construção de sentido; para isso, é necessário, por exemplo:
* Inhttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofin al_site.pdf (acesso em 15/03/2021).
A) articular as diferentes vozes nos textos pertencentes aos gêneros literários, fazendo uso adequado da intervenção do narrador, do discurso direto, indireto e indireto livre.
B) fazer utilizar, na modalidade escrita, os conhecimentos dos aspectos formais (ortografia, pontuação, regras de concordâncias nominal e verbal, regência verbal etc.), com vistas ao uso da norma-padrão.
C) desenvolver aspectos gramaticais, sociodiscursivos, temáticos, composicionais e estilísticos dos gêneros trabalhados em sala para a produção de textos.
D) estabelecer uma relação entre o texto e suas condições de produção, seu contexto social e histórico de circulação e com os projetos de dizer.
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