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PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc


EXERCÍCIOS - Exercício 39

  • (AMAUC 2019)

Aderir aos gêneros digitais em sala de aula vem sendo um divisor de águas entre o ensino tradicionalmente aplicado pelos professores e o reconhecimento dessa nova linguagem como elemento de aproximação e aprendizado de crianças e jovens nas escolas. Com o avanço tecnológico, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) permitiu incorporar os gêneros digitais como estratégia para promover o processo de ensino e aprendizagem e ampliar a competência comunicativa dos estudantes, de forma interativa e vigiada, para que seja colaborativa e agregadora. Nesse sentido, quanto aos novos gêneros textuais ou gêneros digitais (WhatsApp, Telegram, chat, e- mail, blogs) é INCORRETO o expresso em:




A)

A presença de tecnologias é inevitável e inaugura a cada dia novos espaços sociais e novos espaços de aprendizagem. Os professores podem aprimorar sua prática pedagógica, pautando suas aulas em fundamentos interacionistas e tecnológicos visando ampliar as competências comunicativas de seus alunos.



B)

O foco deve permanecer no aprendizado, com uma proposta versátil de aplicabilidade das ferramentas tecnológicas, de acordo com o desempenho e o engajamento da turma. Se os gêneros digitais forem capazes de abrir o campo de visão e ideias com alto índice de aproveitamento, devem ser considerados dentro das disciplinas.



C)

Os gêneros digitais, pelas peculiaridades que possuem, rejeitam aspectos da escrita e, por isso, tornam-se mais eficazes uma vez que no contexto tecnológico, som, gráficos e imagens dispensam sempre a linguagem escrita. Além disso, os gêneros digitais possuem menor grau de exigência interpretativa do leitor, tornam-se assim mais acessíveis a qualquer usuário da língua.



D)

Quanto maior a proximidade entre a escola — intermediada pelo professor — e o aluno, em consonância com sua percepção de mundo e de como ele interage com o volume de informação produzidos, mais fácil será introduzir o conteúdo obrigatório sem que ele se sinta pressionado.



E)

Quanto à produção textual, o estudante logo aprende que a suposta liberdade da Internet é cerceada pelo público, pelo suporte e também próprio gênero digital que pode impor restrição ao formato, número de linhas e até mesmo de palavras em uma publicação. Buscam-se cada vez mais proficiência linguística e eficácia na comunicação.




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