Procura

PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc


EXERCÍCIOS - Exercício 102

  • (VUNESP 2019)

A comparação em história faz ver melhor o Outro. Se o tema for, por exemplo, pintura corporal, a comparação entre pinturas de povos indígenas originários e de populações urbanas pode ser bastante esclarecedora quanto ao funcionamento das diferentes sociedades. Indagações sobre, por exemplo, as origens das tintas utilizadas, os instrumentos para a realização da pintura e o tempo de duração dos desenhos no corpo esclarecem sobre os deslocamentos necessários para a obtenção de tinta, as classificações sociais sugeridas pelos desenhos ou, ainda, a natureza da comunicação contida no desenho corporal.
(BRASIL. Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – História)
De acordo com a BNCC, é correto afirmar que, por meio da pintura corporal,



A) a comparação com linguagens consideradas de outras áreas do conhecimento trouxe aos temas da História uma insegurança conceitual como, por exemplo, a pintura corporal.

B) a idealização da chamada interdisciplinaridade pode causar um esvaziamento das análises históricas quando prioriza a linguagem das artes em detrimento do rigor da pesquisa.

C) e outras linguagens, podemos comparar, identificar diferenças e semelhanças, rupturas, organizar dados, entre outras possibilidades, que ampliam e aprofundam os assuntos estudados.

D) os estudos sobre metodologias inovadoras consideram o uso de múltiplas linguagens, um exemplo de visão reduzida de disputas políticas consideradas ultrapassadas.

E) os estudos sobre a interdisciplinaridade ganharam outro patamar ao considerarem as linguagens artísticas como linha auxiliar das pesquisas em História.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 103

Vamos para o Anterior: Exercício 101

Tente Este: Exercício 22

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+