PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (VUNESP 2019)
A comparação em história faz ver melhor o Outro. Se o tema for, por exemplo, pintura corporal, a comparação entre pinturas de povos indígenas originários e de populações urbanas pode ser bastante esclarecedora quanto ao funcionamento das diferentes sociedades. Indagações sobre, por exemplo, as origens das tintas utilizadas, os instrumentos para a realização da pintura e o tempo de duração dos desenhos no corpo esclarecem sobre os deslocamentos necessários para a obtenção de tinta, as classificações sociais sugeridas pelos desenhos ou, ainda, a natureza da comunicação contida no desenho corporal.
(BRASIL. Ministério da Educação. BNCC – Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – História)
De acordo com a BNCC, é correto afirmar que, por meio da pintura corporal,
A) a comparação com linguagens consideradas de outras áreas do conhecimento trouxe aos temas da História uma insegurança conceitual como, por exemplo, a pintura corporal.
B) a idealização da chamada interdisciplinaridade pode causar um esvaziamento das análises históricas quando prioriza a linguagem das artes em detrimento do rigor da pesquisa.
C) e outras linguagens, podemos comparar, identificar diferenças e semelhanças, rupturas, organizar dados, entre outras possibilidades, que ampliam e aprofundam os assuntos estudados.
D) os estudos sobre metodologias inovadoras consideram o uso de múltiplas linguagens, um exemplo de visão reduzida de disputas políticas consideradas ultrapassadas.
E) os estudos sobre a interdisciplinaridade ganharam outro patamar ao considerarem as linguagens artísticas como linha auxiliar das pesquisas em História.
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