PedagogiaBase nacional comum curricular - bncc
- (IBADE 2020)
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, “tendo por base o compromisso da escola de propiciar uma formação integral, balizada pelos direitos humanos e princípios democráticos, é preciso considerar a necessidade de desnaturalizar qualquer forma de violência nas sociedades contemporâneas, incluindo a violência simbólica de grupos sociais que impõem normas, valores e conhecimentos tidos como universais e que não estabelecem diálogo entre as diferentes culturas presentes na comunidade e na escola.” Em todas as etapas de escolarização, mas de modo especial entre os estudantes da fase final do Ensino Fundamental, esses fatores frequentemente dificultam a convivência cotidiana e a aprendizagem, conduzindo ao desinteresse e à alienação e, não raro, à agressividade e ao fracasso escolar. É fundamental, portanto, perceber o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa. Além de, essencialmente, responsável para que os estudantes se vejam como:
A) uma tela em branco em que suas vidas acadêmicas vão sendo pintadas, de acordo com as escolhas sociais e culturais que façam durante o seu percurso na adolescência.
B) jovens que devem ser constantemente incentivados para o bem, com a consciência de que dependem exclusivamente de si mesmos, para serem premiados.
C) seres que já nascem com um destino traçado e que pouco podem fazer para interferir nos caminhos delineados pela própria vida, levando em consideração a sina de cada um.
D) sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo quanto do universo da cultura midiática e digital.
E) pessoas que pensam, sentem e agem de acordo com a herança genética e que têm possibilidades indescritíveis, se tiverem força de vontade para alcançarem o sucesso.
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