Procura

Terapia ocupacionalHistória modelos métodos e práticas da terapia ocupacional


EXERCÍCIOS - Exercício 207

  • (OMNI 2021)

Para além das demandas vinculadas às alterações físicas, psicológicas e sociais, a doença crônica para os adolescentes pode ser um desafio a mais a ser enfrentado (Silva et al., 2016; Woodgate, 1998). Para o adolescente que vive o adoecimento crônico desde a sua infância, o processo de adolescer pode vir a influenciar no modo como passa a compreender e a lidar com sua condição. Afinal, o processo de maturação e desenvolvimento do adolescente frente à vida favorece a mudanças de percepção sobre sua doença e os cuidados necessários ao tratamento, impactando diretamente sua forma de lidar com essa experiência (Leal & Queiroz, 2015). De modo a trazer subsídios para a atenção da terapia ocupacional oferecida a este grupo etário deve-se compreender seu processo de adoecimento crônico e hospitalização ao longo de sua trajetória de vida e de que maneira o adoecimento perpassa seu cotidiano. A trajetória de vida pode ser marcada pelas experiências de vida dos sujeitos, bem como pelas oportunidades e pelos obstáculos sociais com os quais se deparam. Fonte://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2813/1514
Nesse contexto, o Terapeuta Ocupacional entende o conceito de trajetórias de vida como:


A) um espaço-tempo no qual o sujeito, individual ou coletivo, de modo imediato e nem sempre consciente, acessa oportunidades e recursos, enfrenta adversidades e limites, toma decisões, adota mecanismos de resistência e inventa novos modos de ser, estar, viver e fazer.

B) uma composição de elementos individuais, de seu microcosmo, definido pelo contexto em que se inserem, sendo indissociáveis da relação entre cultura, situação socioeconômica e universo privado da vida.

C) a maneira que o adoecimento perpassa, apresentando marcos no seu processo de desenvolvimento e amadurecimento.

D) limitações causadas pelo adoecimento desde os primeiros meses de suas vidas, que influenciam direta e indiretamente no exercício de seu cotidiano.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 208

Vamos para o Anterior: Exercício 206

Tente Este: Exercício 284

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.87ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.20ms))((ts_substr_im=1.04ms))
((total= 6ms))