Procura

DiversosDiversos (34)


EXERCÍCIOS - Exercício 273

  • (CESPE / CEBRASPE 2021)

A Política Nacional de Humanização busca transformar as relações de trabalho por meio da ampliação do grau de contato e comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-as do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. Fazem parte dos princípios norteadores dessa política a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão, além de protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. Na prática assistencial, o princípio da transversalidade visa


A) reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido, produzindo saúde de forma mais corresponsável.

B) levar trabalhadores e usuários a conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.

C) corresponsabilizar o usuário e sua rede sociofamiliar pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a daqueles que lhes são caros.

D) reconhecer cada pessoa como legítima cidadã de direitos, considerando que as mudanças acontecem por meio do reconhecimento do papel de cada um e valorizando e incentivando sua atuação na produção de saúde.

E) promover mudanças na gestão e atenção em saúde, por meio da ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas (usuários e trabalhadores) que compartilham responsabilidades.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 274

Vamos para o Anterior: Exercício 272

Tente Este: Exercício 482

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=0.91ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 6ms))