PsicologiaPsicologia do desenvolvimento
- (Quadrix 2020)
Ao pensar em um desenvolvimento normativo das habilidades psicomotoras em crianças do primeiro ano do ensino fundamental, espera-se que elas consigam realizar atividades de equilíbrio, imitação, reconhecimento e nomeação das partes do corpo em si e no outro, dissociação de movimentos, velocidade e precisão motora e habilidades rítmicas. A partir dessa informação, assinale a alternativa incorreta.
A) Os elementos psicomotores bem organizados atuam de forma integrada e são requisitos essenciais para que a aprendizagem escolar aconteça de forma fluente e regular.
B) Os meninos sempre são melhores que as meninas nessas atividades, por causa da plasticidade de seu cérebro e dos estímulos socioambientais que recebem.
C) Cada uma dessas unidades básicas exibe uma estrutura hierarquizada, com pelo menos três zonas corticais construídas uma sobre a outra: as áreas primárias, que são áreas de projeção, recebem impulsos da periferia ou os enviam para ela; as áreas secundárias, que são áreas de projeção-associação, nas quais as informações que chegam são processadas ou reprogramadas; e as áreas terciárias, de superposição, sendo os últimos sistemas dos hemisférios cerebrais a se desenvolverem e responsáveis pelas formas mais complexas de atividade mental, que requerem a participação de várias áreas corticais, como a linguagem e a aprendizagem.
D) A aprendizagem ocorre por meio da mudança de comportamento viabilizada pela plasticidade neural.
E) A criança com seis anos de idade ingressa na escola e bruscamente é exposta a uma situação nova, à qual deverá se adaptar rapidamente. Os problemas com os quais ela se envolverá implicam, em muitos casos, a reconsideração de hábitos e atitudes anteriores. Essa exigência de desempenho é exacerbada pelas comparações feitas entre uma criança e outra e esse ambiente competitivo passará, rapidamente, a ter significado afetivo e moral.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 350
Vamos para o Anterior: Exercício 348
Tente Este: Exercício 347
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia