PsicologiaPsicologia do desenvolvimento
- (Quadrix 2020)
Segundo Prestes, Weiss e Araujo (2010), as atividades que envolveram o cavalo e seu ambiente favoreceram o enriquecimento de repertórios motores dos sujeitos pesquisados. Durante a montaria, os escolares deveriam permanecer atentos e concentrados nas atividades que estavam realizando para poder conduzir o animal corretamente por caminhos e percursos adequados e indicados. O movimento constante do cavalo desencadeou respostas motoras que estimularam constantes reajustes tônicos e posturais, que, por sua vez, incitaram os sistemas responsáveis pela propriocepção e pelo equilíbrio. Somando-se a isso, para conduzir o cavalo, as crianças tiveram que perceber seu corpo em conjunto com o corpo do cavalo. Compreender o movimento e o ritmo das andaduras dele, para que pudessem manter-se montadas, sem cair e sem colidir com objetos, pessoas, animais ou qualquer outro tipo de obstáculo, incidiu sobre o desenvolvimento, entre outros aspectos, do esquema corporal e da organização espacial e temporal. A manutenção da postura montado e a execução de diferentes posturas sobre o cavalo, como ficar em pé sobre os estribos, sentar-se de costas para a cabeça do animal, realizar o trote e o galope, são exemplos de atividades e situações que estimulam a motricidade global e o equilíbrio. Adiciona-se a isso a necessidade de manusear as rédeas constantemente, favorecendo intensamente o avanço da motricidade fina.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.
A) Os alunos de comunidades apresentam dificuldades motoras maiores, por causa de sua condição social e de escolas boas.
B) O tamanho do cavalo é o fator mais importante para o desenvolvimento de cada criança.
C) Além do que já foi citado no texto, as relações sociais das crianças são trabalhadas.
D) Todos os autores dessa linha de pensamento concordam com o exposto no texto acima.
E) As dificuldades de compreender o movimento, em parte, são culpa dos pais, que negligenciam a vida do filho.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 334
Vamos para o Anterior: Exercício 332
Tente Este: Exercício 150
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia