MedicinaCardiologia e alterações vasculares (5)
- (VUNESP 2019)
Pessoa portadora do vírus HIV, sob terapêutica antirretroviral (TARV), procura atenção para profilaxia primária de doença cardiovascular. Para esse seguimento, é correto considerar que:
A) embora a TARV induza a aumento importante de triglicérides e de LDL, a interrupção do seu uso leva a maior ativação inflamatória crônica, induzida pela replicação viral, e aterosclerose ainda mais agressiva.
B) o uso continuado de TARV, sobretudo de lopinavir/ ritonavir e indinavir, protege os pacientes contra a dislipidemia induzida pelas demais drogas comumente usadas nessas condições.
C) a dislipidemia frequentemente encontrada nesses pacientes relaciona-se quase exclusivamente à ação das drogas antirretrovirais, com pouco ou nenhum efeito da infecção viral propriamente dita.
D) a prevalência de tabagismo na população HIV-positiva é o dobro ou até o triplo da encontrada na população geral, mas a abstinência nessas condições não reduz significativamente os riscos cardiovasculares.
E) não se deve prescrever estatinas ou fibratos rotineiramente nesses pacientes por conta da interação com inibidores de protease, o que provoca toxicidade hepática e muscular muito maior.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 287
Vamos para o Anterior: Exercício 285
Tente Este: Exercício 77
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina