PedagogiaProjeto político pedagógico
- (VUNESP 2019)
Um grupo de professores de educação infantil da Creche Municipal Vista Alegre recebeu do Conselho de Escola a atribuição de apresentar critérios educativos que sirvam de base para melhorar o desenvolvimento da proposta pedagógica dessa creche. Atendendo ao solicitado, o grupo recorreu à obra de Oliveira e outras autoras (2011) e apontou que o desenvolvimento de uma proposta pedagógica para a creche deve incluir a organização de variadas ações com diferentes materiais e em espaços físicos determinados para grupos de crianças. O desenvolvimento dessa proposta deve, ainda,
A) partir do pressuposto de que o educador da creche precisa agir com espontaneidade com as crianças, sem programar ou padronizar sua própria intervenção, pois, assim, o professor não atrapalharia o desenvolvimento da criança e garantiria a maturação das disposições infantis inatas.
B) assegurar que o planejamento das ações educativas preveja uma sequência de atos obrigatoriamente cumpridos, cabendo ao professor o controle das crianças para que estas participem, obedientemente, de todas as ações realizadas diariamente, pois elas precisam de limites na escola, no lar e na vida.
C) ater-se ao plano de trabalho dos professores a ser desenvolvido com as crianças, lembrando-se de que ele tem de ser cumprido exatamente como foi pensado, sem alterações, as quais inviabilizariam a conquista dos objetivos e metas estabelecidos originalmente nessa proposta pela instituição.
D) buscar o equilíbrio entre aquilo que é novo para as crianças explorarem e descobrirem, e aquilo que lhes é familiar, para retomarem em suas ações e brincadeiras; prever e favorecer a interação do professor com as crianças, bem como a interação entre elas e delas com os objetos, espaços e situações disponíveis.
E) adotar para os bebês um programa pedagógico e curricular com uma rotina de atividades do tipo hospitalar, valorizando o fazer higiene, o comer, o dormir. A estimulação psicológica seria cumprida por meio de atividades reforçadoras do treino motor, exercitando-se a coordenação fina e a global.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 349
Vamos para o Anterior: Exercício 347
Tente Este: Exercício 60
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia