PedagogiaProjeto político pedagógico
- (Nosso Rumo 2017)
Leia o fragmento abaixo.
A gestão pedagógica é essencial para efetivar uma escola capaz de promover as competências indispensáveis ao enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo; capaz de promover as aprendizagens. A escola é um espaço de cultura e de articulação de competências e conteúdos disciplinares.
Currículo é a expressão de tudo que existe na cultura científica, artística e humanista, transposto para uma situação de aprendizagem e ensino .
SEE/2012.
A gestão curricular envolve todo o conjunto de
processos e procedimentos através dos quais se tomam
as decisões necessárias quanto aos modos de
implementação, organização, acompanhamento e
avaliação
A) do currículo do turno e dos projetos do contraturno extracurriculares, que ampliam a permanência do aluno na escola e exigem uma qualificação dos espaços. O gestor escolar não tem funções técnicas e nem pedagógicas em si, sua função é administrativa e de viabilizar e controlar a ação educativa da unidade.
B) do currículo expresso pela Base Nacional Comum. O foco principal do gestor escolar é promover as condições e os meios para o trabalho em sala de aula. As atividades educativas diversas, extracurriculares, articuladas tanto no espaço escolar quanto nos demais espaços públicos, caracterizam um turno distinto e autônomo.
C) do currículo proposto no projeto pedagógico; da contextualização do currículo escolar com a realidade; da articulação das atividades extraclasse, orientadas por projetos educacionais, visando estabelecer a integração entre a áreas de conhecimento e articular a cultura e o conhecimento.
D) das aulas do contraturno escolar, extracurriculares, que trabalham aprendizagens do território, distintas dos saberes historicamente construídos, parte essencial e já estruturada dos currículos escolares vigentes. Compete ao gestor escolar controlar essas atividades, de modo a obter altos índices de eficácia e eficiência, garantindo a sua efetividade.
E) do currículo da Base Nacional Comum na forma prescrita pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). A regulamentação estatal cria obstáculo à liberdade de condução da ação pedagógica pela instituição escolar e pelo professor. Compete ao gestor escolar garantir o controle da implantação do currículo e dos resultados das aprendizagens discentes.
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