PedagogiaAvaliação escolar e suas implicações pedagógicas
- (VUNESP 2019)
A avaliação, como prática escolar, nunca será neutra e estará sempre a serviço de um projeto de sociedade e, portanto, de sujeito. Ou seja, ela é marcada por valores socialmente estabelecidos e pelas relações de poder que levam certos valores a predominarem sobre outros em cada momento histórico. Segundo as Diretrizes curriculares da educação básica para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos anos finais: um processo contínuo de reflexão e ação, ela serviria, principalmente,
A) como um processo que se esgota na construção e aplicação de instrumentos que pretendem oferecer um julgamento de valor daquilo que foi aprendido.
B) para medir, classificar e registrar sucessos e fracassos dos alunos ao longo de sua vida escolar.
C) para sistematizar a promoção automática em sua relação com a progressão das aprendizagens.
D) como um instrumento de compreensão dos sujeitos em seu processo de construção de conceitos e leitura do mundo.
E) para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno, possibilitando identificar aquele que domina o conteúdo trabalhado em oposição ao que não domina.
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