PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
INSTRUÇÃO: Leia o excerto a seguir, retirado da obra N orma culta brasileira: desatando alguns nós, de Carlos Alberto Faraco, para responder à questão .
Ensinar gramática?
A crítica à gramatiquice e ao normativismo não significa, como pensam alguns desavisados, o abandono da reflexão gramatical e do ensino da norma culta / comum / standard . Refletir sobre a estrutura da língua e sobre seu funcionamento social é atividade auxiliar indispensável para o domínio fluente da fala e da escrita. E conhecer a norma culta / comum / standard é parte integrante do amadurecimento das nossas competências linguístico culturais, em especial as que estão relacionadas à cultura escrita. O lema aqui pode ser: reflexão gramatical sem gramatiquice e estudo da norma culta / comum / standard sem normativismo.
Não cabe, no ensino de português, apenas agir no sentido de os alunos ampliarem seu domínio das atividades de fala e escrita. Junto com esse trabalho (que é, digamos com todas as letras, a parte central do ensino), é necessário realizar sempre uma ação reflexiva sobre a própria língua, integrando as atividades verbais e o pensar sobre elas.
Esse pensar visa a compreensão do funcionamento interno da língua e deve caminhar de uma percepção intuitiva dos fatos a uma progressiva sistematização, acompanhada da introdução do vocabulário gramatical básico (aquele que é indispensável, por exemplo, para se entender as informações contidas nos dicionários). No fundo, trata-se de desenvolver uma atitude científica de observar e descrever a organização estrutural da língua, com destaque para a imensa variedade de formas expressivas alternativas à disposição dos falantes.
(FARACO, 2008, p. 157-158.)
Faraco recomenda ao professor que
A) abandone o uso da nomenclatura apresentada pela gramática tradicional.
B) restrinja o ensino de gramática às atividades de leitura e de produção textual.
C) promova um ensino de gramática pautado na reflexão sobre as estruturas linguísticas.
D) ensine gramática com o respaldo da metodologia descritiva das ciências exatas.
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