PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (14)
- (ADM&TEC 2019)
Didática e docência
A análise do ato didático destaca uma relação dinâmica entre
três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo. A partir
desses elementos pode-se fazer algumas perguntas
importantes: Para que ensinar? O que ensinar? Quem ensina?
Para quem se ensina? Como ensinar? Sob que condições se
ensina? Estas perguntas definem os elementos constitutivos da
didática e formam, de fato, o seu conteúdo.
A relação entre o professor e o aluno, voltada basicamente à
formação intelectual, implica aspectos psíquicos e
socioculturais. Se forem considerados não apenas o professor,
mas outros educadores, é possível ver que outras áreas de
conhecimento ligadas ao ambiente escolar contribuem para o
processo de ensino. Como por exemplo a teoria da organização
escolar, a administração escolar, os meios de comunicação, a
propaganda etc. Assim, o processo de ensino envolve uma
relação social, pois professor e alunos pertencem a grupos
sociais. Assim como a escola e a sala de aula são grupos sociais
envolvendo uma dinâmica de relações internas.
Fonte: http://bit.ly/2k9lezK (com adaptações)
Com base no texto 'Didática e docência', leia as afirmativas a seguir: I.No texto, o autor afirma que o processo de ensino envolve uma relação social, pois professores e alunos pertencem a grupos sociais diferentes. Assim como a escola e a sala de aula são grupos sociais envolvendo uma dinâmica de relações internas. O autor afirma, ainda, que a relação entre o professor e o aluno é voltada basicamente à formação intelectual e implica aspectos psíquicos e socioculturais. II.De acordo com o autor, os conceitos de didática e docência estão relacionados, mas possuem particularidades. A didática, explica o autor, trata da investigação sobre os aspectos psíquicos e socioculturais que afetam a relação entre o professor e o conhecimento. A docência, por outro lado, refere-se à prática cotidiana de busca por motivação para os estudos, por parte do aluno, no ambiente escolar. III.De acordo com o texto, a teoria da organização escolar, a administração escolar, os meios de comunicação, a propaganda, as notícias, as mídias digitais, as novas tecnologias, a interculturalidade e o orçamento escolar são as principais estratégias utilizadas pelo professor para prover o conhecimento ao aluno. A esse conjunto bem definido de estratégias atribui-se a nomenclatura de didática escolar.
Marque a alternativa CORRETA:
A) Nenhuma afirmativa está correta.
B) Apenas uma afirmativa está correta.
C) Apenas duas afirmativas estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 202
Vamos para o Anterior: Exercício 200
Tente Este: Exercício 223
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português