Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (13)


EXERCÍCIOS - Exercício 483

  • (VUNESP 2019)

Depois do vazio deixado pela Cynira, passei a dar mais valor ao contato com os três netos. Senti-me como o procurador da consorte, que tanto queria acompanhar a evolução da vida dos meninos. Ao mesmo tempo, eles se aproximaram mais de mim, agora que sou o único avô sobrevivente.

Conversamos, com frequência, sobre opções profissionais. Quando menino, Miguel parecia inclinado a estudar Direito, tal sua obsessão pelos direitos individuais. Toda vez que alguém da família contava uma história de dano produzido por alguém, Miguel proclamava: “Processa!”

Certa vez, quando subíamos a escadaria de uma livraria da cidade, disse a ele que não me sentia seguro e que, se tomasse um tombo, não poderia processar ninguém, pois a fragilidade era minha.

“Como não?”, exclamou o Miguel. “Então para que existe o Estatuto do Idoso?”

Em 2009 entrou na Psicologia da USP, tomado de paixão intelectual por Jung. Quanto ao Felipe, é mais pragmático e se prepara para entrar na faculdade de Economia. Só lhe digo para tomar cuidado com o salto alto, expressão que precisei explicar, pois o jovem, com todo o brilhantismo que lhe é peculiar, é jejuno em futebol.

A surpresa veio do Antonio, carioca da gema, baladeiro, craque de bola no aterro do Flamengo. Sem abandonar essas atrações, o Antonio entrou no Direito da PUC-Rio e, para surpresa minha, está gostando do curso, com as amolações inevitáveis de sempre. Conversamos sobre questões do Direito, especialmente a área penal. Há dias, sintetizando um trecho do nosso diálogo, enunciei uma regra: Favorabilia amplianda , odiosa restringenda .*

Não sei se ele entendeu.

(Boris Fausto. O brilho do bronze um diário . Cosac Naify, 2014. Adaptado)

* “Ampliem-se as disposições favoráveis, restrinjam-se as desfavoráveis.” Princípio interpretativo do Direito, sobretudo na área das garantias individuais.


De acordo com o texto,


A) o autor usa propositalmente expressões latinas e do futebol, pois deseja que os netos sejam eruditos e bem-sucedidos nas profissões que escolheram.

B) a influência intelectual do autor sobre os mais novos os impele a seguir carreiras que antes não pensavam, mas que são as mais acertadas para eles.

C) o Estatuto do Idoso serviria, segundo Miguel, para embasar processos judiciais ainda que estes não tenham base jurídica.

D) o autor se vê como um representante de sua falecida esposa ao se fazer presente no crescimento de seus netos.

E) a inclinação de Antonio para o Direito era visível já na sua infância, quando o menino via motivação jurídica para fatos cotidianos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 484

Vamos para o Anterior: Exercício 482

Tente Este: Exercício 70

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.27ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.78ms))((ts_substr_c=1.77ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 9ms))