Educação físicaBases sócio-históricas da educação física
- (CETREDE 2019)
No Brasil, por ocasião dos XVIII Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), foram discutidos intensamente os objetivos desses jogos sob a forma como estavam sendo realizados, nos quais se reproduziam, à exaustão, os elementos considerados negativos inerentes à competição infanto-juvenil. A seguir, temos, a reprodução de um trecho do documento produzido a partir dessas discussões.
“O esporte na escola, cedendo lugar ao esporte de performance e permitindo o direcionamento (...) à busca do alto rendimento e de uma frágil revelação de talentos, distanciou-se dos princípios e valores inerentes ao (...) esporte-educação”.
Assinale o nome do documento produzido nessa edição dos JEBs.
A) Sumários críticos dos jogos escolares (1988).
B) Carta manifestante dos jogos escolares (1987).
C) Manifesto nacional do esporte escolar (1989).
D) Carta brasileira do esporte na escola (1989).
E) Tratado dos jogos estudantis do Brasil (1988).
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 45
Vamos para o Anterior: Exercício 43
Tente Este: Exercício 61
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física