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EXERCÍCIOS - Exercício 133

  • (FGV 2017)

Leia o texto a seguir.

“Na verdade, o contexto em que se inserem as organizações (globalização, explosão das redes e mídias sociais, concorrência às vezes predatória, politização das relações comerciais, supervalorização dos ativos intangíveis etc.) e a própria imprensa (consolidação das alternativas digitais de divulgação de informações, segmentação exacerbada, fragmentação das instâncias de produção etc.) se modificou drasticamente nas duas últimas décadas e as estratégias de interação entre os dois lados não são mais adequadas ou suficientes. Essa alteração define uma nova lógica de relacionamento mesmo porque há um fato indiscutível: a imprensa tem perdido substancialmente peso e importância como mediadora das relações entre as organizações e os demais stakeholders . A comunicação virtual tem permitido que as empresas potencializem canais alternativos para a interação com os seus públicos de interesse (portais e sites , blogs e microblogs , redes e mídias sociais como Twiter, Facebook e YouTube , dentre outras) e, desta forma, a imprensa não se constitui mais nem na única e nem na mais eficiente instância de mediação. Isso não significa que ela ainda não desempenhe papel relevante, mas é lícito aceitar que cada vez menos as organizações dependem dela para acessar os seus stakeholders , municiando-os com os fatos e versões de seu interesse.

(BUENO, W., 2014:61)

Com base no texto, assinale a afirmativa correta.




A) Quando se trata de imagem corporativa e de reputação empresarial, as empresas podem se restringir à transmissão de mensagens pelo seu site institucional, blogs e redes sociais, e dispensar o serviço de uma assessoria de imprensa.

B) Os veículos de comunicação eletrônicos, em especial os telejornais, são, de forma majoritária, os responsáveis pela formação da opinião pública.

C) Apesar do desenvolvimento dos meios digitais, a imprensa mantém-se como o principal fator para moldar a percepção que os stakeholders fazem das organizações.

D) A relação de dependência entre a empresa e a mídia de massa para a transmissão de mensagens para os stakeholders foi relativizada a partir do advento das novas tecnologias digitais e das mídias sociais.

E) Os stakeholders desacreditam da mídia de massa e, por isso, valorizam aspectos tangíveis de suas relações com as empresas e com as marcas, ignorando questões como responsabilidade social e valores da organização.


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