Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 10

  • (FCC 2017)

Atenção : Para responder à questão, considere a entrevista abaixo com o historiador e professor Leandro Karnal.

1. Até que ponto o fracasso é culpa do indivíduo?

Leandro Karnal – Hoje existe um discurso dominante de que tudo o que acontece nas nossas vidas depende das nossas escolhas. Teorias de diversas naturezas, da religião à psicanálise, contrariam essa tese. Não somos tão racionais, nossas escolhas não nascem de uma liberdade plena e o acidente tem um papel maior do que imaginamos. Tenho usado em minhas palestras duas noções desenvolvidas por Nicolau Maquiavel: a “virtù”, o conjunto de habilidades e competências que nascem comigo e que posso desenvolver, e a “fortuna”, que significa o acaso, o inesperado. Ninguém é tão divino (só “virtù”) e nem tão suscetível às circunstâncias (pura “fortuna”). Faz diferença a escolha do indivíduo. Mas nem sempre esse indivíduo lida com uma lógica absoluta, ele faz sua escolha dentro do possível .

2. De que forma o autoconhecimento pode ajudar uma pessoa que está vivendo uma fase ruim na carreira?

Leandro Karnal – Se você olhar para si mesmo com honestidade, se encarar o retrato terrível da Medusa, que é o seu lado difícil, tem a primeira chance de superá-lo. É o que diz a máxima “conhece a ti mesmo”, que funda a filosofia de Sócrates. É preciso investigar a si mesmo para perceber que você também tem falhas. Desse modo, fica mais fácil diminuir o efeito das fraquezas. Por outro lado, conhecer a si mesmo também é conhecer o que há de bom em mim mesmo e aquilo que me traz bem-estar. É comum ver pessoas que dizem que a carreira é tudo para elas, mas sofrem de gastrite no domingo à noite. Não sabem o que realmente querem. Há pessoas que adoram atividades repetitivas. Outras são viciadas em desafios. Eu preciso saber do meu perfil. Não posso contrariar permanentemente a minha natureza .

3. A morte do sociólogo Zygmunt Bauman reacendeu o debate sobre a deterioração das relações humanas na era da internet. Redes sociais geram uma falsa ideia sobre o sucesso alheio?

Leandro Karnal – Toda tecnologia é neutra, tudo depende do que fazemos com ela. Vivemos na sociedade do espetáculo, em que toda a atenção é voltada para a imagem. Precisamos entender que tudo que se publica nas redes sociais é de autoria de um roteirista. É alguém construindo uma imagem.

(Disponível em: exame.abril.com.br . Com adaptações)


Está INCORRETO o que se afirma a respeito do texto em:


A) No segmento É o que diz a máxima “Conhece a ti mesmo”, que funda a filosofia de Sócrates , a vírgula pode ser substituída por travessão, sem prejuízo da correção e da clareza.

B) A substituição do segmento sublinhado em É comum ver pessoas que dizem que a carreira é tudo por “dizendo” confere mais formalidade ao nível de linguagem do texto.

C) O elemento sublinhado em Desse modo , fica mais fácil aceitar e diminuir o efeito das fraquezas pode ser substituído por “Assim”, sem prejuízo do sentido original.

D) A palavra “natureza” foi usada com o sentido de “soma de traços principais” na frase Não posso contrariar permanentemente a minha natureza .

E) Na frase Vivemos na sociedade do espetáculo, em que toda a atenção é voltada para a imagem, o elemento sublinhado pode ser substituído por “na qual”, sem prejuízo das relações de sentido estabelecidas no texto.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11

Vamos para o Anterior: Exercício 9

Tente Este: Exercício 15

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.14ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.81ms))((ts_substr_c=1.14ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 9ms))