Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 35

  • (FEPESE 2014)

Texto 3

Relatório Rio+20, o modelo brasileiro
Agenda para o futuro
Quarta de uma série de grandes conferências das Nações Unidas iniciadas em 1972, a Rio+20 renovou o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, a partir da avaliação dos avanços e das lacunas existentes e do tratamento de temas novos e emergentes. O momento não poderia ter sido mais oportuno: neste início de século, o mundo atravessa múltiplas crises no âmbito dos três pilares do desenvolvimento sustentável. No pilar ambiental, intensifica-se a ocorrência de fenômenos climáticos, agravados pela perda da biodiversidade e pelo avanço de processos de desertificação; no social, aumentam o desemprego e as desigualdades sociais; e, no econômico, a crise econômico-financeira tem colocado em cheque o atual modelo produtivo - intensivo no uso de recursos naturais e frágil na eliminação da pobreza.
Desde a Rio 92, as discussões sobre desenvolvimento sustentável têm se sobressaído na política externa brasileira. Aprovada na 64ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2009, a proposta para o Brasil sediar a Rio+20 alinhou-se a essa prioridade, criando a oportunidade para que o mundo voltasse a se reunir no Rio de Janeiro para discutir os rumos do desenvolvimento sustentável nos próximos 20 anos.
Na qualidade de presidente da Conferência, o Brasil coordenou as discussões e tornou possíveis a formação de consensos e a adoção de decisões concretas sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável. Como um dos principais legados do Rio de Janeiro, o documento final da Rio+20 - O Futuro que Queremos- aponta o combate à pobreza como o maior desafio atual e destaca sua erradicação como prioridade indissociável do desenvolvimento.
Disponível em [Adaptado] Acessado em 9 de março de 2014.


Assinale a alternativa que apresenta a reescrita corretado enunciado transcrito do texto 3, sem prejuízo do sentido original.

“Quarta de uma série de grandes conferências das Nações Unidas iniciadas em 1972, a Rio+20 renovou o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, a partir da avaliação dos avanços e das lacunas existentes e do tratamento de temas novos e emergentes.”


A) O compromisso político com o desenvolvimento sustentável foi renovado pela Rio+20 – quarta de uma série de grandes conferências, desde 1972, das Nações Unidas –, com base na avaliação dos avanços e das lacunas existentes e do tratamento de novos e emergentes temas.

B) A Rio+20 – assim como as três conferências anteriores das Nações Unidas a partir de 1972 – renovou o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, com vistas a avaliar os avanços e as lacunas existentes, bem como o tratamento de novos temas emergentes.

C) Com o compromisso político de sustentabilidade do planeta, as Nações Unidas organizaram quatro conferências que, desde 1972, vêm se ocupando em avaliar os avanços e as lacunas deixadas pelos eventos anteriores, objetivando tratar da emergência de temas novos.

D) A Rio+20 avaliou os avanços e as lacunas deixadas por eventos anteriores, renovou o seu compromisso político junto às Nações Unidas e – no contexto das grandes conferências desde 1972 –, propôs novos temas para a emergência do desenvolvimento sustentável.

E) Dentre as conferências nas Nações Unidas iniciadas em 1972, a Rio+20 se destacou por renovar o seu compromisso político com o desenvolvimento sustentável, tendo em vista os avanços e as lacunas em relação ao tratamento conferido a novos e emergentes temas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36

Vamos para o Anterior: Exercício 34

Tente Este: Exercício 182

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.55ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.58ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))