Conhecimentos geraisMovimentos sociais discriminação e desigualdade: raça classe e gênero
- (Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ 2019)
Ao preparar uma aula para o 7ª ano do Ensino Fundamental sobre as sociedades africanas do eixo transaariano, entre os séculos X e XII, NÃOse inclui entre as premissas que o professor deve considerar:
A) Os Estados africanos dessa região eram socialmente atrasados, pois foram construídos sob a égide das linhagens familiares, sejam elas matrilinear ou patrilinear, e dos privilégios tribais que lá imperavam.
B) Do ponto de vista econômico, o Mali controlava as áreas de extração do ouro e isso lhe permitiu, consequentemente, uma posição de destaque na circulação de mercadorias pelas rotas transaarianas.
C) No geral, esses Estados eram multiétnicos e multiculturais, influenciados pelo modelo social islâmico, mas estruturados nos costumes e rituais tradicionais.
D) No século XI, existiam duas rotas principais no eixo norte-sul: a primeira partia do atual Marrocos até o Sudão Ocidental, entre os atuais Senegal e Mali; e a outra iniciava-se entre a Tunísia e a Líbia até atingir a região do Sudão Central (atualmente, República de Chade).
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