Procura

Conhecimentos geraisMovimentos sociais discriminação e desigualdade: raça classe e gênero


EXERCÍCIOS - Exercício 93

  • (AMEOSC 2021)

A obra Casa-Grande & Senzala(1933), de Gilberto Freyre, representa uma grande contribuição à história da formação da sociedade brasileira, ao lado de Raízes do Brasil(1936), de Sérgio Buarque de Holanda, e Evolução política do Brasil(1934), de Caio Prado Júnior. Foi publicada na década em que Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, se dedicou à realização de uma campanha nacionalista para a valorização das raízes africanas da cultura brasileira. Acerca da ênfase de Gilberto Freyre à etnicidade como esfera de interpretação das relações raciais, marque a alternativa INCORRETA.


A) Segundo o pensamento freyriano, o Brasil era constituído pela mistura de três raças: africana, lusitana e autóctone. E, graças à miscibilidade das sociedades coloniais portuguesas, não houve grande antagonismos culturais a serem equilibrados.

B) Gilberto Freyre se interessou em analisar a geografia, o clima, a alimentação, a sexualidade, dentre outros aspectos influenciadores da colonização portuguesa.

C) O autor forneceu à historiografia um estudo sobre a matriz social da mestiçagem no Brasil, antes mesmo do início da colonização portuguesa nos trópicos.

D) O autor argumenta que a cultura brasileira se enriqueceu graças a um equilíbrio de antagonismos, como por exemplo entre o senhor e o escravo, o branco e o negro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 94

Vamos para o Anterior: Exercício 92

Tente Este: Exercício 27

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.68ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.71ms))((ts_substr_c=0.61ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 5ms))