Procura

Conhecimentos geraisMovimentos sociais discriminação e desigualdade: raça classe e gênero


EXERCÍCIOS - Exercício 91

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2021)

A população negra tem 2,7 mais chances de ser vítima de assassinato do que os brancos. É o que revela o informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil , divulgado nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

[...]

“Na série de 2012 a 2017, que foi o período que a gente analisou neste estudo, houve aumento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população preta e parda, passando de 37,2 para 43,4. Enquanto para a população branca esse indicador se manteve constante no tempo, em torno de 16” [...].

Disponível em:<https://exame.abril.com.br/brasil/ibge-

populacao-negra-e-principal-vitima-de-homicidio-no-brasil/>.

Acesso em: 27 jan. 2020.

Os dados são de uma pesquisa do IBGE, publicada em novembro de 2019. O trecho apresentado evidencia que




A) a população preta e parda do Brasil foi, no conjunto, a mais fortemente impactada pelas taxas de homicídios registradas no país entre 2012 e 2017.

B) as taxas de homicídios em geral tiveram crescimento regular no período, revelando que a população preta e parda continua sendo a maior vítima.

C) o menor impacto das taxas de homicídio sobre a população branca é resultado da maior capacidade dessa população de garantir a sua própria proteção.

D) os dados revelam de que maneira a violência policial do Rio de Janeiro atinge de forma diferente a população preta e parda quando comparada à branca.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 92

Vamos para o Anterior: Exercício 90

Tente Este: Exercício 7

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.76ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=1.05ms))
((total= 8ms))