Procura

Conhecimentos geraisMovimentos sociais discriminação e desigualdade: raça classe e gênero


EXERCÍCIOS - Exercício 36

  • (Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ 2019)

Ao preparar uma aula para o 7ª ano do Ensino Fundamental sobre as sociedades africanas do eixo transaariano, entre os séculos X e XII, NÃOse inclui entre as premissas que o professor deve considerar:


A) Os Estados africanos dessa região eram socialmente atrasados, pois foram construídos sob a égide das linhagens familiares, sejam elas matrilinear ou patrilinear, e dos privilégios tribais que lá imperavam.

B) Do ponto de vista econômico, o Mali controlava as áreas de extração do ouro e isso lhe permitiu, consequentemente, uma posição de destaque na circulação de mercadorias pelas rotas transaarianas.

C) No geral, esses Estados eram multiétnicos e multiculturais, influenciados pelo modelo social islâmico, mas estruturados nos costumes e rituais tradicionais.

D) No século XI, existiam duas rotas principais no eixo norte-sul: a primeira partia do atual Marrocos até o Sudão Ocidental, entre os atuais Senegal e Mali; e a outra iniciava-se entre a Tunísia e a Líbia até atingir a região do Sudão Central (atualmente, República de Chade).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 37

Vamos para o Anterior: Exercício 35

Tente Este: Exercício 29

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.40ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.58ms))((ts_substr_c=0.61ms))((ts_substr_im=0.98ms))
((total= 5ms))