Procura

Conhecimentos geraisMovimentos sociais discriminação e desigualdade: raça classe e gênero


EXERCÍCIOS - Exercício 94

  • (AMEOSC 2021)

"PREÂMBULO Mães, filhas, irmãs, mulheres representantes da nação reivindicam constituir-se em uma assembleia nacional. Considerando que a ignorância, o menosprezo e a ofensa aos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção no governo, resolvem expor em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados da mulher. [...]: Artigo 1º - A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum." [...]" (GOUGES, Olympe de. Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã - 1791. Disponível em: < www.direitoshumanos.usp.br.>).
Acerca das conquistas dos direitos da mulher, podemos afirmar que:


A) Olympe de Gouges conseguiu a aprovação da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã na Assembleia Nacional, garantindo pela primeira vez na França o voto feminino, incentivando mulheres de todo o mundo a reivindicarem o seu direito ao voto em seus países.

B) As ativistas que se mobilizaram pelo direito feminino à participação política no século XX ficaram conhecidas como sufragistas.

C) No Brasil, as mulheres conquistaram o direito de voto em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas.

D) Durante a maior parte do século XX, o sufrágio era um direito exclusivo dos homens na totalidade dos países.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 95

Vamos para o Anterior: Exercício 93

Tente Este: Exercício 58

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=9.48ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.43ms))((ts_substr_c=0.56ms))((ts_substr_im=0.93ms))
((total= 12ms))