Procura

VeterináriaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 16

  • (IBADE 2019)

A saúde dos animais de laboratório afeta diretamente os resultados de uma pesquisa. Por isso um programa de controle sanitário (PGS), que zele pela qualidade, é fundamental para bem estar desses animais e confiabilidade dos resultados. Sobre biotérios, é INCORRETO afirmar que:



A) os profissionais que trabalham nesse local devem ser capacitados para o manejo diário com esses animais, principalmente para evitar infecções causadas pelo contato direto, saliva, sangue ou traumas na manipulação.


B) a monitorização genética e o controle sanitário e físico-químico do meio ambiente também são ações imprescindíveis na realização do controle da qualidade dos animais de laboratório.


C) o controle de vetores é uma providência importante, já que todo biotério possui o que há de mais atraente para roedores selvagens, que é a presença de ração com odores bastante característicos. Da mesma forma, os insetos, rasteiros ou não, são uma ameaça e, por conta disso, um bom programa de desratização e desinsetização deve ser adotado para eficiência do sistema.


D) os animais devem ser colocados em locais amplos, arejados, com enriquecimento ambiental, oferta de alimentação satisfatória e troca de água periodicamente. Não há problemas em manter animais de espécies diferentes na mesma sala e com densidade populacional aumentada.


E) os testes microbiológicos de bacteriologia e micologia devem ser realizados com frequência e são adotados em todo ambiente. A frequência desses testes é de sete a quinze dias, dependendo da finalidade do biotério.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 17

Vamos para o Anterior: Exercício 15

Tente Este: Exercício 253

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+