PortuguêsCoesão e coerência (3)
- (IF-SP 2018)
Dentre os mecanismos da coesão referencial, as formas remissivas referenciais são aquelas que, além de trazerem instruções de conexão para o texto, fornecem indicações no nível da referência.
(KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1999 pp 45-46)
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo
desse tipo de mecanismo seguido da explicação
adequada, segundo KOCH (1999):
A) Os grevistas paralisaram todas as atividades da fábrica. A paralisação durou uma semana. Neste caso, trata-se de uma forma nominalizada, através da qual se remete ao verbo e argumento da oração anterior.
B) É preciso ponderar o seguinte: não adianta tentar eliminar os efeitos, sem debelar as causas do mal. Neste caso, a expressão adverbial destacada atua cataforicamente, apontando para uma porção maior do enunciado.
C)
Luiz e Márcio trabalham juntos num escritório de advocacia. Este dedica-se a causas criminais , aquele a questões tributárias. As formas em destaque exercem a função localizadora, ou seja, podem dar ao leitor/ouvinte instruções sobre a localização dos respectivos referentes no texto.
D)
O juiz condenou o réu a dez anos de prisão. Ele não se conforma com o rigor da pena . As formas em destaque são do tipo “não-referenciais livres”, ou seja, aquelas que não acompanham um nome dentro de um grupo nominal, mas que são utilizadas para fazer remissão a um ou mais constituintes do texto.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 495
Vamos para o Anterior: Exercício 493
Tente Este: Exercício 439
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português