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PortuguêsCoesão e coerência (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 246

  • (VUNESP 2007)

O casamento infeliz da corrupção com cumplicidade e a resultante crise de autoridade na vida pública (com reflexos em toda sociedade, inclusive na família) trazem à tona a questão da moralidade. (Não estou usando, de propósito, a palavra ética: a pobre anda humilhada demais.) Não se confunda moralidade com moralismo, que é filho da hipocrisia. Moralidade faz parte da decência humana fundamental. Dispensa teorias, mas é a base de qualquer convívio e ordem social. Embora não necessariamente escrita, está contida também nas leis tão mal cumpridas do país. Todos a conhecem em seus traços mais largos, alguns a praticam. Moralidade é compostura. É exercer autoridade externa fundamentada em autoridade moral. É fiscalizar rigorosamente o cumprimento das leis sem ser policialesco. É respeitar as regras sem ser uma alma subalterna.
Moralidade pode ser difícil num país onde o desregramento impera. Exige grande coragem dizer não quando a tentação (de roubar, de enganar, ou de compactuar com tudo isso) nos assedia de todos os lados, também de cima. Num governo, é o oposto de assistencialismo, que dá alguns trocados aos despossuídos, em lugar de emprego e educação, que lhes devolveriam a dignidade. É lutar pelo bem comum, perseguindo e escancarando a verdade mesmo que contrarie grandes e vários interesses.
(Lya Luft, Veja, 20.09.2006)
As questões de números 09e 10têm como base o trecho — Num governo, é o oposto de assistencialismo, que dá alguns trocados aos despossuídos, em lugar de emprego e educação, que lhes devolveriam a dignidade. É lutar pelo bem comum, perseguindo e escancarando a verdade mesmo que contrarie grandes e vários interesses.
Assinale a alternativa em que, na primeira coluna, está indicada, corretamente, a palavra a que se refere o pronome lhese, na segunda, um emprego sintático semelhante do pronome.


A) governo | A leitura dos contos era-lhe uma atividade bem prazerosa.

B) assistencialismo | O cabeleireiro cortou-lhe os cabelos com navalha.

C) trocados | Foi-lhe bastante útil o exercício sobre regência.

D) despossuídos | Informaram-lhe com atraso os dias de matrícula.

E) emprego e educação | A namorada rasgou-lhe as cartas por ciúmes.


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