MarketingDiversos
- (CESGRANRIO 2005)
Em toda sociedade, alguns comportamentos individuais conflitam com os interesses coletivos de longo prazo. Um exemplo disso é a não-adoção de métodos de controle da natalidade em países muito populosos. Outros comportamentos podem prejudicar os próprios indivíduos, como a recusa em fazer determinados exames médicos. Os agentes interessados em proteger os interesses dos indivíduos e da sociedade criam programas, denominados “mudança social planejada”, que têm o objetivo de mudar o comportamento desses indivíduos. Sobre as estratégias de se conduzir uma mudança social planejada, qual a afirmativa correta?
A) Os princípios e ferramentas de marketing não se aplicam ao campo social do comportamento, pois as ações sociais constituem iniciativas de natureza diversa das iniciativas comerciais.
B) Sem incentivos econômicos, é praticamente impossível fazer um indivíduo mudar um comportamento arraigado, pois o ser humano sempre age segundo uma comparação de custos e benefícios.
C) É contraproducente sancionar leis restritivas ao comportamento indesejável, pois essa medida costuma gerar fortes reações dos indivíduos atingidos, causando o efeito contrário.
D) Só é possível mudar comportamentos indesejáveis mediante a sanção de leis restritivas, pois as pessoas só mudam o jeito de ser quando forçadas a isso.
E) Os programas de mudança social planejada podem combinar estratégias diferenciadas para atingir diferentes grupos de indivíduos
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