PsicologiaPiscologia e organizações
- (CESPE 2005)
Texto III
Atividades de treinamento, desenvolvimento e qualificação profissional têm assumido um valor estratégico para as organizações. Modelos de gestão de pessoas baseados em competências e ações de educação corporativa são processos que estimulam a aprendizagem contínua, a luta contra a obsolescência profissional e a busca constante do trabalhador por melhorar suas chances de emprego ou de criar o próprio empreendimento. O uso de novas tecnologias da informação e comunicação pelas áreas de treinamento tem viabilizado a construção de ferramentas de ensino à distância, a criação de portais e repositórios de conhecimentos e de valiosos acervos de informações que facilitam a aprendizagem contínua no trabalho.
Considerando o texto III, o planejamento instrucional e a avaliação de treinamento, assinale a opção incorreta.
A) O componente principal de um objetivo instrucional é a descrição de comportamentos ou desempenhos, traduzidos em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes que se quer observar no aprendiz durante e após o curso.
B) A taxonomia de objetivos cognitivos formulada por Bloom e colaboradores é composta por seis níveis ou categorias: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.
C) O nível de avaliação denominado reações refere-se ao grau de satisfação do participante com diversos aspectos de um programa de treinamento. Trata-se do nível mais básico de avaliação, conforme modelos tradicionais de avaliação.
D) Aprendizagem refere-se ao grau de alcance dos objetivos instrucionais. É mensurado em termos do grau de assimilação e retenção dos conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes ensinados durante um treinamento.
E) O nível de avaliação denominado comportamento no cargo ou impacto do treinamento no trabalho é mensurado no nível dos grupos e das equipes de trabalho. As medidas avaliam quanto o treinamento afetou a eficiência e a eficácia organizacionais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 200
Vamos para o Anterior: Exercício 198
Tente Este: Exercício 167
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia