Procura

DiversosDiversos (9)


EXERCÍCIOS - Exercício 315

  • (FUNECE 2017)

Um debate que vem se acirrando nos últimos tempos, também no campo do Jornalismo, é o referente à noção de “pós-verdade”, ou seja, ao fato de que determinados acontecimentos deliberadamente falsos são disseminados como sendo verdadeiros, reforçando as opiniões daqueles que neles creem. Um exemplo disso encontramos no livro Adeus à Verdade(2009), no qual o filósofo italiano Gianni Vattimo lembra que a guerra ao Iraque (2002-2003) foi pautada em uma mentira divulgada por George Bush (então presidente dos Estados Unidos) e Tony Blair (então primeiro-ministro britânico): a de que Saddam Hussein (então presidente do Iraque) possuiria armas de destruição em massa em seu poder (o que não foi confirmado). A partir de tudo isso, é correto afirmar que


A) a Internet, paradoxalmente, é tanto o espaço no qual as “pós-verdades” mais circulam quanto o espaço no qual o jornalista pode tentar melhor se informar sobre a veracidade delas.

B) os meios de comunicação devem repensar várias de suas rotinas produtivas, deixando de dar espaço para as notícias políticas, já que todas elas tendem contemporaneamente a ser “pós-verdades”.

C) o atual jornalista deve se tornar cada vez mais independente, trabalhando sozinho e sem fontes e auxiliares, para uma melhor e mais apurada checagem das informações que chegam até ele.

D) as assessorias de comunicação podem se beneficiar diretamente do expediente da “pós-verdade”, desde que isso implique a satisfação ética do(s) seu(s) assessorado(s).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 316

Vamos para o Anterior: Exercício 314

Tente Este: Exercício 119

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.16ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.69ms))((ts_substr_im=1.00ms))
((total= 8ms))