Procura

Direito administrativoProvimento e vacância


EXERCÍCIOS - Exercício 498

  • (PGE-GO 2010)

Sobre a demissão e a exoneração de servidor público, é CORRETO sustentar que


A) a Constituição Federal prevê a possibilidade de demissão de servidor público, a ser disciplinada por lei complementar, em razão de insuficiência de desempenho atestada em avaliação funcional, contudo essa lei complementar ainda não foi editada.

B) a exoneração tem caráter punitivo, por isso é sempre ex officio e ocorre, por exemplo, quando o servidor, tendo tornado posse, não entra em exercício no prazo legal, caracterizando, assim, abandono de cargo.

C) a Constituição Federal não prevê a possibilidade de demissão de servidor público, em razão de insuficiência de desempenho verificada em avaliação funcional.

D) a exoneração não tem natureza punitiva e a administração pública não pode valer-se dela para exonerar servidores estáveis para adequar as despesas de pessoal aos limites fixados na Lei Complementar n°. 101/00.

E) a exoneração tem caráter punitivo e uma de suas hipóteses ocorre quando o ocupante de cargo efetivo não satisfaz as condições do estágio probatório.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 499

Vamos para o Anterior: Exercício 497

Tente Este: Exercício 145

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito administrativo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=38.98ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=4.45ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 45ms))