HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (TJ-SC 2010)
Sobre a escravidão no Brasil, leia as afirmativas abaixo:
I. Nos séculos XVI e XVII a Igreja, particularmente os jesuítas, era contra a escravização dos índios. Não conseguiu impedi-las, mas reduziu sua propagação. A escravização dos negros africanos não originou o mesmo vigor dos protestos da Igreja, além disso, para Portugal o cativeiro indígena não gerava lucro, mas o tráfico negreiro constituía grande fonte de divisas.
II. Na metade do século XVI chegaram ao Brasil as primeiras levas de escravos numericamente significativas. Os principais grupos negros trazidos para o Brasil foram os bantos e sudaneses.
III. Os quilombos eram refúgios, geralmente em lugares de difícil acesso, onde os escravos fugidos formavam núcleos de povoação. Palmares, o mais conhecido dos quilombos, ficava na Serra da Barriga, no atual estado do Alagoas. Dentre seus líderes, destaca-se Zumbi.
IV. Somente a partir de meados do século XIX são assinadas as primeiras leis antiescravistas. A lei Eusébio de Queirós, decretada em 1850, determinava a extinção do tráfico negreiro em nosso país.
V. A Lei que estabelecia que, a partir de 1871, todos os filhos de escravos seriam considerados livres foi a Lei Visconde do Rio Branco.
Assinale a alternativa correta:
A) Todas as proposições estão corretas
B) Apenas as proposições I, II e III estão corretas
C) Apenas as proposições II, III e IV estão corretas
D) Apenas as proposições I, II, III e V estão corretas
E) Apenas as proposições III, IV e V estão corretas
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 103
Vamos para o Anterior: Exercício 101
Tente Este: Exercício 46
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História