HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (CONSULPLAN 2018)
“Os preparativos para receber os soberanos portugueses e toda a sua Corte não foram deixados ao acaso, mas, em face da numerosa comitiva, foram muitas as casas a desalojar e a comodidade não abundava. Uma sombra do que tinham deixado para trás, em Lisboa!: ‘Não se parava um instante; improvisavam-se as comodidades, vinham obedientemente os moradores intimados entregar as chaves das residências’.”
(BRANDÃO, Raul. El-Rei Junot. Lisboa: Livraria Brazileira, 1912, pp. 96-99.)
A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro,
A) aconteceu em meio a inúmeros protestos, e a tentativas, incipientes e fracassadas, de se estabelecer no Brasil um estado nacional independente.
B) ocorreu em meio ao júbilo do povo e ao empenho das entidades locais, que se preparava para entregar o poder, “a governança” ao Seu Senhor, D. João.
C) trouxe, acima de tudo, impactos econômicos e políticos. A cultura, contudo, está entre os setores que permaneceu intacto com a transferência da Corte.
D) trouxe significativas mudanças estruturais (aspectos físicos) no Rio de Janeiro, embora os aspectos conjunturais (política, economia, sociedade) permanecessem ilesos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 10
Vamos para o Anterior: Exercício 8
Tente Este: Exercício 155
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História