Procura

HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo


EXERCÍCIOS - Exercício 53

  • (FUNCAB 2015)

Até meados do século XVII, existia no Brasil uma relativa autonomia política dos colonos, em grande parte devido à presença insignificante do governo português na colônia.
Depois da Restauração de 1640, a crise econômica portuguesa forçou uma centralização do poder político na colônia e o aumento da exploração colonial, cuja administração do Marquês de Pombal é o momento mais emblemático.
Os colonos mudaram sua visão e suas atitudes em face da dominação portuguesa. Passaram a sentir-se como colonos explorados e empobrecidos pela Coroa. Começaram a revoltar-se contra a nova política colonial.
O conjunto de revoltas que foram originadas de acordo com o texto acima foi:



A) classificado como nativista, devido ao fato de não buscarem a emancipação da Colônia, e terem caráter localistas.

B) direcionado à busca de um rompimento definitivo com a metrópole portuguesa, podendo se classificar essas revoltas com o emancipacionistas.

C) construído com base nos princípios iluministas que já tinham livre circulação na Colônia.

D) arquitetado com o caráter emancipacionista, tendo em seus postulados a discussão sobre o final da escravidão na Colônia.

E) definido a partir dos interesses da elite colonial, porém defendeu as camadas mais pobres da sociedade colonial, inclusive os interesses dos escravos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 54

Vamos para o Anterior: Exercício 52

Tente Este: Exercício 5

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.35ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.62ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 7ms))