Procura

PedagogiaTeorias e práticas da língua portuguesa matemática ciências história e geografia


EXERCÍCIOS - Exercício 77

  • (CESPE 2013)

A História dá forma à identidade ao criar as chamadas narrativas-mestras ou discursos-mestres. Essas narrativas expressam experiências, esperanças e ameaças da unidade e da diferença. Elas funcionam como um meio de orientação cultural na mudança temporal dos fazeres humanos.

Jörn Rüsen. Cultura: universalismo, relativismo ou o que mais? In : História & Ensino . Londrina, v. 18, n.º 2, p. 281-91, jul./dez. 2011, p. 283 (com adaptações).


Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.


A) Com relação aos direitos humanos, a narrativa da História permite comprovar um desrespeito milenar.

B) Sobre o meio ambiente, a narrativa da História mostra a insensibilidade dos antepassados com relação à sua preservação.

C) Do ponto de vista dos regionalismos, a narrativa da História tem a capacidade de alimentar os separatismos.

D) Sobre a diversidade étnico-racial, a narrativa da História constitui a possibilidade de erradicar o racismo no presente.

E) No que se refere às questões de gênero, a narrativa da História deve explicar as origens da discriminação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 78

Vamos para o Anterior: Exercício 76

Tente Este: Exercício 75

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.87ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.76ms))((ts_substr_im=0.88ms))
((total= 6ms))