PedagogiaTeorias e práticas da língua portuguesa matemática ciências história e geografia
- (CESPE 2013)
A História dá forma à identidade ao criar as chamadas narrativas-mestras ou discursos-mestres. Essas narrativas expressam experiências, esperanças e ameaças da unidade e da diferença. Elas funcionam como um meio de orientação cultural na mudança temporal dos fazeres humanos.
Jörn Rüsen. Cultura: universalismo, relativismo ou o que mais? In : História & Ensino . Londrina, v. 18, n.º 2, p. 281-91, jul./dez. 2011, p. 283 (com adaptações).
Ainda com relação ao texto apresentado, e considerando a História como disciplina, assinale a opção correta.
A) Com relação aos direitos humanos, a narrativa da História permite comprovar um desrespeito milenar.
B) Sobre o meio ambiente, a narrativa da História mostra a insensibilidade dos antepassados com relação à sua preservação.
C) Do ponto de vista dos regionalismos, a narrativa da História tem a capacidade de alimentar os separatismos.
D) Sobre a diversidade étnico-racial, a narrativa da História constitui a possibilidade de erradicar o racismo no presente.
E) No que se refere às questões de gênero, a narrativa da História deve explicar as origens da discriminação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 78
Vamos para o Anterior: Exercício 76
Tente Este: Exercício 75
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia