Procura

PedagogiaTeorias e práticas da língua portuguesa matemática ciências história e geografia


EXERCÍCIOS - Exercício 50

  • (SEDUC - CE 2016)

Leia o texto abaixo.

Ensinar e aprender Geografia: o significado das práticas de ensino

e de aprendizagem na Educação Geográfica

[...] A Educação Geográfica que se pretende é uma educação comprometida com a ideia de formação de uma cidadania responsável com o planeta, com o espaço social em que habitam os sujeitos dessa educação. Por isso, considerando-se a formação de uma consciência espacial e com ela a formação da cidadania, destacam-se alguns elementos que estão imbricados a essa formação, a saber: a) respeito e conservação da diversidade biológica e cultural; b) as relações estabelecidas entre homem e natureza, relações socioambientais; c) a preocupação com a continuidade da vida no planeta; d) a intervenção do sujeito situado no universo político, econômico, social, cultural [...].

Disponível em:<http://migre.me/tvzDr> . Acesso em: 13 abr. 2016. Fragmento. Adaptado: Reforma Ortográfica.

De acordo com esse texto, o sentido do aprendizado em Geografia perpassa pela




A) abordagem desconectada dos diferentes fenômenos que transformam a paisagem terrestre.

B) capacidade de o sujeito construir uma interpretação geográfica do mundo ao seu redor.

C) memorização de informações e conhecimentos relativos aos aspectos físicos do planeta.

D) negação dos elementos da sociedade que atuam na produção do espaço geográfico.

E) reprodução de conteúdo difundidos por diferentes veículos formadores de opinião.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 51

Vamos para o Anterior: Exercício 49

Tente Este: Exercício 34

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.14ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.71ms))((ts_substr_c=0.98ms))((ts_substr_im=1.24ms))
((total= 4ms))