Procura

PortuguêsAnálise sintática


EXERCÍCIOS - Exercício 475

  • (FCC 2014)

Por mais que em nosso discurso nós, os mais velhos, afirmemos que a tal da educação para a cidadania “supõe a boa convivência no espaço público, entre outras coisas", não temos conseguido praticar tal ensinamento com os mais novos, sobretudo porque não sabemos como fazer isso. Há muitas escolas com boa vontade nesse sentido, mas sem saber o que fazer para evitar que seus alunos se confrontem com grosseria e que aprendam a compartilhar respeitosamente o espaço comum. O instrumento mais utilizado pela escola ainda é a punição, em suas várias formas. Ações afirmativas nesse sentido são difíceis de ser encontradas no espaço escolar.

Não sabemos ensinar às crianças a boa convivência no espaço público porque não a praticamos. Ora, como ensinar o que não sabemos, como esperar algo diferente dos mais novos, se eles não mais têm exemplos de comportamento adulto que os orientem?

(Adaptado de: SAYÃO, Rosely. Folha de S. Paulo , 17/06/2014)


Estes dois segmentos relacionam-se numa oposiçãode sentido:


A) como ensinar o que não sabemos / eles não mais têm exemplos

B) O instrumento mais utilizado pela escola ainda é a punição / Ações afirmativas

C) educação para a cidadania / boa convivência no espaço público

D) Há muitas escolas com boa vontade / compartilhar respeitosamente o espaço comum

E) Não sabemos ensinar às crianças / porque não a praticamos


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 476

Vamos para o Anterior: Exercício 474

Tente Este: Exercício 484

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+