Procura

PortuguêsAnálise sintática


EXERCÍCIOS - Exercício 428

  • (Quadrix 2014)

Coca-Cola vai eliminar ingrediente que pode causar perda de memória e problemas de pele
A Coca-Cola, maior fabricante mundial de refrigerantes, vai retirar um ingrediente que pode causar danos à saúde de algumas de suas marcas de refrigerantes, informou a BBC. A medida é uma resposta da companhia à uma petição on-line e ocorre num momento em que a indústria da alimentação como um todo está sob pressão de instituições médicas e grupos de consumidores, devido aos riscos à saúde de seus produtos.
O óleo vegetal bromado, ou OVB, é adicionado em refrigerantes de frutas da Coca-Cola, como a Fanta e o Powerade. A rival Pepsi foi mais rápida e eliminou o agente químico do Gatorade no ano passado; anunciou ainda que pretende eliminá-lo de todos os seus produtos. O OVB está presente em suas bebidas energéticas Mountain Dewe Amp Energy, vendidas nos Estados Unidos, informa a BBC.
O agente é usado como estabilizador nas bebidas com sabor de fruta, pois ajuda a evitar que os ingredientes se separem. Porém, segundo pesquisas médicas, o consumo (*) de refrigerantes contendo OVB está relacionado a efeitos nocivos à saúde, tais como perda de memória e problemas de pele e terminações nervosas.
Genericamente seguro.
Nos Estados Unidos, o OVB perdeu em 1970 o selo de "genericamente reconhecido como seguro" nas listas de ingredientes da US Food and Drug Administration(FDA, a agência reguladora das questões de saúde no país). Mesmo assim, foi permitido às (**) de bebidas usar o OVB em até um máximo de 15 partes por milhão. No Japão e na União Européia, o uso do agente como aditivo alimentar não é permitido.
Já os produtos da Coca-Cola no Brasil não utilizam óleo vegetal bromado. O uso da substância não está previsto pela legislação brasileira, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
[...]
(http://oglobo.globo.com/)

A oração "que pode causar danos à saúde", que aparece em destaque no primeiro parágrafo, pode ser classificada como:


A) subordinada adjetiva, iniciada por um pronome relativo que retoma, por um processo que contribui para a coesão textual, o termo "ingrediente".

B) subordinada substantiva objetiva direta, iniciada por um pronome relativo "que", potencialmente substituível por "o qual"

C) subordinada adverbial causai, que liga uma causa (a ingestão de determinado ingrediente) a uma conseqüência (o prejuízo à saúde das pessoas).

D) coordenada sindética explicativa, introduzida por uma conjunção coordenativa a qual poderia, facilmente, ser substituída por "porque" ou "pois".

E) subordinada substantiva predicativa, já que introduz uma ideia de predicação ou caracterização do termo anterior, "ingrediente"


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 429

Vamos para o Anterior: Exercício 427

Tente Este: Exercício 468

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+