DiversosDiversos (4)
- (Colégio Pedro II 2018)
“Quando falamos em cartografia, começamos a pensar na representação do espaço. Há, então, uma maneira especial de se fazer isso, de mediar o espaço através dessa linguagem. Do ponto de vista mais técnico, a cartografia seria a técnica de representar a Terra nos mapas, a superfície da Terra, os conceitos, uma porção de coisas, nos mapas. No entanto, qualquer linha que alguém trace numa folha de papel e depois diga “isto aqui é um rio”, é uma forma de representar.” DOIN, Rosângela. Disponível em: https://tvescola.org.br. Acesso em: 24 jul. 2018.
A familiarização dos estudantes com os elementos cartográficos constitui um processo em que podemos estabelecer uma correlação, principalmente, entre a Geografia e o componente curricular
A) Ciências, que fornece elementos que permitem conhecer os movimentos da Terra e as zonas climáticas do planeta.
B) Língua Portuguesa, visto que as questões relativas às habilidades de pensamento do estudante são norteadas pelos mesmos princípios da alfabetização.
C) Matemática, que constitui-se uma base para a formulação e construção do conteúdo desse campo de conhecimento, ao utilizar conceitos como escala e coordenadas geográficas.
D) História, em que a interpretação de mapas está ligada à relação do homem com a natureza em um contexto histórico, permitindo a problematização de questões cartográficas interescalares.
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