Procura

DiversosDiversos (16)


EXERCÍCIOS - Exercício 316

  • (UFMT 2015)

No tema “Saúde Mental e Psicologia do Trabalho”, há muitas discussões importantes sobre a forma como o trabalho está organizado em nossa sociedade e as consequências psíquicas que este traz às pessoas. Leia um trecho sobre o tema.

Não é raro encontrar pessoas que, por uma condição de sua psicodinâmica interna, possuem a propensão a trabalhar em excesso e a divertir-se muito pouco; outras, pelo contrário, passam os dias a divertirem-se; outras ainda não conseguem fazer nem uma coisa nem outra. Sabe-se hoje que tanto o trabalho, quanto a diversão em proporções satisfatórias são critérios para avaliar um funcionamento psíquico saudável.

Na realidade, ao contrário do que muitos possam supor, a organização do trabalho não cria doenças mentais específicas. Os surtos psicóticos e a formação das neuroses dependem da estrutura da personalidade que a pessoa desenvolve desde o início da sua vida, chegando a certa configuração relativamente estável, após o período de ebulição da adolescência – quando as condições sociais são relativamente favoráveis –, antes mesmo da pessoa entrar no processo produtivo. No entanto, “o defeito crônico de uma vida mental sem saída mantido pela organização do trabalho tem provavelmente um efeito que favorece as descompensações psiconeuróticas” (DEJOURS, 1992).

Com base no texto acima, assinale a afirmativa correta.




A) Não cabe ao Psicólogo, mas sim a outros profissionais, a denúncia contra as condições e as exigências do mercado de trabalho que têm aviltado o trabalhador, já que o Psicólogo está dentro das organizações e dela depende para trabalhar.

B) O homem passa a maior parte de seu tempo trabalhando e por isso as relações no trabalho atualmente são supervalorizadas e consideradas como vínculos duradouros, pois as pessoas sentem-se acolhidas no ambiente de trabalho.

C) A Síndrome de Burnout que consiste na síndrome da desistência, em que o indivíduo deixa de investir em seu trabalho e nas relações afetivas que dele decorrem e, aparentemente, torna-se incapaz de se envolver emocionalmente com o mesmo, não é tema relevante e nem interesse de pesquisas atuais.

D) Quando o progresso e o avanço da relação homem–trabalho são bloqueados por algum motivo ou circunstância, como a falta de conteúdo significativo no trabalho que executa, observa-se a incidência do sofrimento mental que pode levar ao adoecimento mental.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 317

Vamos para o Anterior: Exercício 315

Tente Este: Exercício 423

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.54ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.40ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 7ms))