Administração geralModelo burocrático de organização
- (Quadrix 2016)
O termo “burocracia” possui atualmente fortes conotações negativas. Popularmente falando, é utilizado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas. Max Weber empreendeu seus estudos sobre a teoria sociológica clássica, que concebe a burocracia como:
A) um tipo de organização, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.
B) uma concepção ideológica que tem como objetivo dificultar o acesso das pessoas às informações de interesse social e coletivo.
C) uma forma de organização estruturada em distribuições de cargos políticos e separadas por zonas de interesse a fim de agregar o maior número de funcionários burocratas.
D) a estrutura organizacional criada na ex-URSS e baseada na distribuição de cargos públicos de acordo com os interesses do governo comunista da época.
E) a organização estrutural baseada na pessoalidade, sem distinção hierárquica em que o negócio oficial é conduzido na base de documentos escritos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 41
Vamos para o Anterior: Exercício 39
Tente Este: Exercício 136
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral