PortuguêsCoesão e coerência
- (FCC 2016)
A questão refere-se ao texto que segue, trecho de discurso de um político, ao despedir-se da
vida pública.
− Não há razão para tristeza quando o coração tem a sensação de dever cumprido. Ainda que eu tenha cultivado a humildade
de reconhecer que fiz menos do que poderia e muito menos do que desejei fazer. Aqui não só plantei, colhi. Essa Casa sempre foi
para mim uma terra fértil. Que a minha colhida possa ter saciado o desejo de democracia, soberania, justiça do povo brasileiro − disse
o político, na largada do discurso .
(Adaptado de: Zero Hora zh.clicrbs.com.br/.../simon-faz-discurso-de-despedida-da-carreira-politica-4660469.ht.. .)
Abaixo apresentam-se possíveis referências à despedida do político, veiculadas, hipoteticamente, no dia posterior ao do discurso. Relata-se de modo claro e correto, segundo a norma-padrão da língua, em:
A) Um discurso poético marcou a despedida do político; de carreira política de há décadas, fez um balanço da vida pública que levou, com orgulho e semblante emocionado.
B) Por mais de 30 minutos, o político fez análise do quadro atual do país, com as homenagens de colegas se estendendo durante toda tarde do dia em curso, cerca de seis horas, estimando.
C) O orador, com indignação desabafou: “Não consigo imaginar como é o sono dos corruptos, se eles sabem que mais de 10 milhões de pessoas ainda são consideradas miseráveis?, que morrem um pouco por dia por falta de comida, remédio e cidadania? ”.
D) Interrompendo o discurso, um colega sugeriu que a cadeira que o político ocupava ficasse vazia a partir da legislatura subsequente, e acrescentou: “Então, iremos dizer que naquela cadeira está faltando ele, e a saudade dele vai doer em nós”.
E) Ao longo da fala, o político citou Manoel de Barros e Mário Quintana entre outros, assinalando: que se tratavam de excelentes poetas; a seguir, relembrou colegas políticos já mortos como Antônio Vaz.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 480
Vamos para o Anterior: Exercício 478
Tente Este: Exercício 241
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português