Procura

Administração financeira e orçamentáriaClassificação da receita orçamentária


EXERCÍCIOS - Exercício 62

  • (FAFIPA 2016)

Os investimentos públicos aliados ao planejamento estratégico contribuíram para que a Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina ampliassem sua competitividade no cenário nacional e internacional. Para que os investimentos fossem viabilizados, foi necessária a geração de receita pública oriunda principalmente da cobrança de tributos. Sobre a origem e classificação das Receitas Públicas, é CORRETO afirmar:


A) Taxa é o tipo de tributo em que o fato gerador independe de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

B) Imposto é o tipo de tributo que tem como fato gerador o poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de um serviço público prestado ou posto à disposição do contribuinte.

C) Contribuição de melhoria é o tipo de tributo que tem como fato gerador uma externalidade positiva, como por exemplo, a valorização de um imóvel particular, decorrente da execução de uma obra pública.

D) Contribuições de interesse de categorias econômicas e contribuições de categorias profissionais são tipos de tributos também conhecidos como empréstimos compulsórios.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 63

Vamos para o Anterior: Exercício 61

Tente Este: Exercício 81

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração financeira e orçamentária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.84ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=1.34ms))((ts_substr_c=1.95ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 13ms))