Serviço socialDiversos (2)
- (FUNRIO 2016)
A concepção unitária do saber, numa perspectiva de interdisciplinariedade, não significa a constituição de uma única ciência. As diversas disciplinas continuam como válidas perspectivas de abordagem e não operam a eliminação das diferenças, se reconhece as diferenças e as especificidades, se reencontram e complementam, contraditória e dialeticamente. O que se pretende com a prática interdisciplinar é
A) ressignificar a prática interdisciplinar como um metafisicismo dogmático e exacerbado, onde cada ciência pretende um direcionamento contraditório.
B) incompatibilizar a prática interdisciplinar da filosofia, numa proposta da dissolução de uma e predomínio de outras formas de abordagem.
C) determinar que o pressuposto epistemológico da prática interdisciplinar se constitui num processo de concorrência solidária de várias disciplinas, já que a verdade completa não ocorre numa ciência isolada.
D) indicar que a prática dialética constitui uma unidade de saber, do qual as várias ciências podem até ser concorrentes, mas não complementares.
E) determinar uma rede única de saber, onde as práticas e saberes complementares se constituem como única forma de abordagem multidisciplinar.
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