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PedagogiaLei nº 10.639 de 2003 - obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira"


EXERCÍCIOS - Exercício 73

  • (Colégio Pedro II 2022)

Então a professora problematiza esses discursos, demonstrando a importância da capoeira no currículo de Educação Física. Na sequência do diálogo, busca junto aos estudantes seus conhecimentos prévios sobre a capoeira, assim como ideias para a sua tematização. Foi quando uma estudante disse: – Professora, o servente da escola me disse que dá aulas de capoeira no bairro onde mora. Podemos chamá-lo para nos ensinar alguns movimentos? A professora adorou a ideia e juntos começaram a planejar essa imersão nas culturas afro-brasileiras.
O tema abordado na situação relatada dialoga com Nunes e Neiva (2016), que apontam pressupostos curriculares da Educação Física relativos aos estudos culturais.
NUNES, L. F.; NEIRA, M. G. Os estudos culturais e o ensino de Educação Física. In: NEIRA, M. G. (Org.). Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. Cap. 6, p.105-126.
Com base em Nunes e Neira (2016), aponte quais pressupostos dos estudos culturais foram abordados diretamente no relato acima.


A) A justiça curricular , que pretende transformar culturas e identidades, antes oprimidas e invizibilizadas, em hegemônicas no currículo, e a valorização das culturas e saberes subalternos que sustentam os discursos da importância de tornar o currículo plural com base exclusivamente nas vozes e experiências da cultura popular.

B) A perspectiva disciplinar , que reconhece a importância das fronteiras das disciplinas no aprofundamento da análise complexidade dos aspectos epistemológicos e das ações sociais, e a centralidade da cultura , que reafirma o domínio das artes prestigiadas, da literatura conhecida ou do que se costuma chamar de produção humana refinada.

C) O aspecto substantivo , compreendido como a descentralização da cultura na estrutura real e na organização das atividades, instituições e relações culturais na sociedade e em qualquer momento histórico particular, e a centralidade epistemológica da cultura em relação às questões de conhecimento e conceptualização, em como ela é usada para manter a nossa compreensão, explicação e modelos teóricos do mundo.

D) O projeto político , não neutro, que toma partido dos grupos desprivilegiados nas relações de poder em sua luta por reconhecimento cultural e justiça social, e a inserção pós moderna nos currículos, que se distancia do fechamento de fronteiras promovido pelo conhecimento acadêmico moderno, que insiste em determinar contornos disciplinares para análises da realidade e delimitar o significado das coisas da vida.


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