PedagogiaLei nº 10.639 de 2003 - obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira"
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2019)
Leia o trecho a seguir, retirado da Base Nacional Comum Curricular.
“A valorização da história da África e Ciências Humanas – História Ensino Fundamental 417 das culturas afro-brasileira e indígena (Lei nº 10.639/200349 e Lei nº 11.645/200850) ganha realce não apenas em razão do tema da escravidão, mas, especialmente, por se levar em conta a história e os saberes produzidos por essas populações ao longo de sua duração.” (BRASIL, 2017, p. 417)
A respeito dos desdobramentos das normativas para o ensino de História, assinale a alternativa correta.
A) O conteúdo programático deve priorizar a formação dos povos quilombolas na atualidade, e a interdisciplinaridade com o ensino de Literatura se faz obrigatória.
B) É necessário que o docente contemple as influências diversas das culturas africana e indígena na formação social brasileira, no âmbito cultural, social e político, sem, no entanto, deixar em segundo plano o estudo da África.
C) As normativas expressam a necessidade de se priorizar os movimentos de resistência de negros e povos indígenas no processo de colonização brasileiro, especialmente no tocante aos sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental.
D) Em termos de estrutura curricular, os conteúdos resultantes da cultura afro-brasileira e indígena devem se iniciar a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental, abarcando as contribuições dessas culturas para a formação social brasileira.
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