PedagogiaDiversos (14)
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)
O grande desafio que se coloca em termos de Projeto de Ensino-Aprendizagem é, portanto, mudar a mentalidade de que fazer planejamento é preencher formulários (mais ou menos sofisticados). Antes de mais nada, fazer planejamento é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento:projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2012. (Cadernos Pedagógicos do Libertad). p. 133.
Sobre o Projeto de Ensino-Aprendizagem, segundo Vasconcellos (2012), é correto afirmar:
A) É um documento cuja finalidade é ser apresentado nos processos de avaliação externa, pois contém o plano global da instituição escolar.
B) É um processo mental que dispensa registros, pois é sempre contínuo e inacabado.
C) Pode ser subdividido, quanto ao nível de abrangência, em projeto de curso e plano de aula.
D) É um processo composto por dois subprocessos que são a execução e o controle.
E) Suas formas de mediação referem-se a projetar finalidades e tomar decisões.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 242
Vamos para o Anterior: Exercício 240
Tente Este: Exercício 274
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia