PedagogiaDiversos (14)
- (CESGRANRIO 2022)
Na área de administração tem havido grande dificuldade em lidar com os problemas divergentes. O paradigma dominante não tem favorecido o entendimento das forças em aparente oposição. Observa-se, por exemplo, a polarização entre mudança e continuidade, e a consequente atribuição de valor: a mudança é desejável, enquanto a continuidade é abominável. Nessa perspectiva, o contexto sociopolítico e cultural tem especial importância nas teorias da institucionalização, porquanto está refletido (não deterministicamente) nas crenças, significados, valores e teorias. Portanto, são questões centrais às teorias de institucionalização: como são moldados/remoldados os sistemas de crenças e práticas adotados pelas organizações? Que atores têm capacidade para definir/redefinir regras? Quais as interrrelações entre sistemas institucionais e estruturas organizacionais?
RIBEIRO, A. E. do A. Pedagogia empresarial:atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: WAK, 2003. p. 93.
Com base nas considerações acima, para responder às questões sociais e organizacionais contemporâneas, na perspectiva da ética, sugere-se às políticas de Treinamento e Desenvolvimento organizacionais a(o)
A) substituição da ética do ideal por uma ética do real
B) busca por uma racionalidade menos tecnicista
C) superação da visão romântica da ética nas relações
D) prevalência da ética divergente
E) resgate da ética pautada na polarização
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