Terapia ocupacionalTerapia ocupacional na atenção à saúde da criança e do adolescente
- (FCM 2022)
O desenvolvimento da criança é um importante determinante de saúde. Os primeiros anos de vida são considerados um período de grande oportunidade para o crescimento e o desenvolvimento, estabelecendo uma base crítica para a saúde, como também um período de vulnerabilidade. Para a terapia ocupacional, crianças são consideradas com atraso ou desvio de desenvolvimento quando não são capazes de engajar ou de desempenhar uma ocupação esperada para a faixa etária.
Nesse aspecto, é correto afirmar que, além de realizar a avaliação funcional, o terapeuta ocupacional também avalia
A) o desenvolvimento social da criança baseado tão somente na relação familiar.
B) o desempenho da linguagem, que consiste em habilidades de articulação, linguagem receptiva, expressiva, uso de símbolos não verbais, disartria e desordem de desenvolvimento de linguagem.
C) o desempenho das funções cognitivas da criança, que é medido pela habilidade dos pais em resolver problemas através da intuição, da percepção e do raciocínio verbal e não verbal; portanto, como eles retêm a informação e a aplicam quando necessário.
D) o desenvolvimento motor, que compreende tanto a habilidade motora grossa como o controle de grandes grupos musculares envolvidos na marcha, sentar ou se transferir de posição, quanto habilidades motoras finas, a exemplo da manipulação dos objetos com as mãos..
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