FilosofiaDiversos
- (SEDUC - CE 2016)
Leia o texto abaixo.
“Ao invés de indicar algo que seja comum a tudo o que chamamos linguagem, digo que não há uma coisa sequer que seja comum a estas manifestações, motivo pelo qual empregamos a mesma palavra para todas, - mas são aparentadas entre si, de muitas maneiras diferentes. Por causa deste parentesco, ou destes parentescos, chamamos a todas de 'linguagens'”.
Wittgenstein, Investigações Filosóficas.
O texto acima reflete o amadurecimento das ideias de Wittgenstein que, nessa fase,
A) considera a estrutura essencial da linguagem como aquilo que possibilita dizer algo verdadeiro ou falso sobre a realidade.
B) admite uma análise pragmática da linguagem, considerando a multiplicidade de contextos em que a utilizamos.
C) defende que a linguagem é fruto da estrutura lógica do pensamento, unificando pensar, ser e dizer.
D) introduz o conceito de “jogos de linguagem”, cujas regras oferecem a consistência lógica necessária ao discurso sobre a realidade.
E) compreende que os limites da linguagem são, eles mesmos, os limites nos quais pensamos a realidade.
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